Pesquisar este blog

16 de fev de 2012

Kit-Gay invade as escolas: "que absurdo!" Desabafo de um professor humanista





por Lucas Gonzaga

Caros amigos, falasse muito em ditadura Gay, em um tal de "Kit-Gay". Dizem os conservadores que através desta cartilha que é um meio para lutar contra o preconceito a homossexuais, é um meio de doutrinar as crianças para fazê-las se tornarem homossexuais. Pensar assim é um equívoco dos mais risíveis e ridículos, pois pensamentos assim são articulados por pessoas com boa capacidade intelectual como o Deputado Federal Garotinho, o pastor Silas Malafaia, o Deputado Federal Jair Bolsonaro, por isso se tornam ignominiosos e, nos faz ter a percepção de que são pessoas sem caráter, esses sujeitos não são retardados!

Antes de usar o argumento que quero usar, contra a idéias desses senhores que influenciam massas, principalmente quando vem de líderes religiosos, onde me parece que discordar deles é discordar de Deus, por isso as pessoas têm muito medo, quero falar sobre o tal "Kit-Gay", na verdade o excelente Kit Anti-Homofobia. O que penso é que, sinceramente todos sabem que homossexuais não são únicas vítimas de pensamentos machistas, retrógrados, aviltantes, anti-humanistas. Sabemos bem que negros são com grande força vítimas, que o pobre em geral, camponeses sem terra. Sabemos que criminalizam, governos em conjunto com a mídia, os que não tem moradia como no caso de Pinheirinhos. Sabemos que passam por humilhações indígenas, os próprios evangélicos, os afro-religiosos em geral, espíritas, etc. O que proponho, e muitos educadores companheiros de missão também assim pensam, é que deve haver uma campanha com material didático como se fosse um Kit Anti-Preconceito no geral e não somente contra homofobia. Mais infelizmente o Governo Federal mostra indisposição em criar um projeto deste porte, será medo de perder votos? Como diz o poeta Eustáquio Nogueira, grande amigo e conselheiro, não há justiça onde há poder: são antagônicos!

Pois bem, pensem comigo! Agora quero aqui enfim me opor ao pensamento que esses senhores divulgam por aí de que o tal "Kit-Gay" é pretexto para tornar nossas crianças homossexuais! O pensamento é simples e se deu na ocasião em que eu estava com professores amigos que se opunham ao "Kit Gay". Pensamento esse que uso em conversas nas redes sociais quando vejo tla acusação e que ponho ele aqui na simplicidade que ele é:

"Se educadores começassem a fazer campanhas pedagógicas contra o preconceito a afro-religiosos, muçulmanos, contra o preconceito a mulher, ao negro, indígena ... O que Silas Malafaia, Bolsonaro, Garotinho e outros irão dizer? Que estamos tentando tornar, transformar nossos alunos em negros? Em indígenas? Que ao fazer campanhas pedagógicas contra os tais preconceitos estaremos então tentando converter as crianças a religião chamada preconceituosamente de "Macumba" ou estamos tentando tornar nossas crianças em terroristas muçulmanas? Daqui a pouco até ao ensinarmos aos nossos alunos o respeito aos animais, irão dizer que estamos tentando transformar nossos alunos em animais !" Lucas Gonzaga



Convenhamos que esse tipo de pensamento de Garotinho, Malafaia, Jair Bolsonáro & CIA, é uma tremenda loucura!!!

Meu trabalho como professor é muito social e não apenas os grupos sociais que citei e que são também vítimas de preconceitos, como até mesmo evangélicos e católicos o são, são participantes da sociedade. Não são apenas estes grupos os componentes da sociedade. Todo grupo social vítima de preconceito deve ser defendido e homossexuais também são participantes da sociedade! Eu, como professor, ensino os alunos que por mi passam, a respeitar e não fazer piadinhas do tipo: "crentes bitolados com bíblia no sovaco", "macumbeiros que desejam mal as pessoas", "Judeus barbudos com protetor anti-pombos na cabeça", "Pretinhos safados", "Olha o favelado", etc., como poderia eu deixar o homossexual de fora das minhas campanhas pedagógicas contra o preconceito? Na minha dignidade como um professor inciante isso seria um absurdo excluí-los de uma campanha contra preconceito, pois é fato que são vítimas de preconceitos e piadinhas que evoluem para agressão.

Não é espetáculo bobo e retórico meu, sou muito emotivo e tenho que confessar: não iria conseguir dormir direito sabendo que estaria falhando em minha missão como educador, de ajudar a formar uma criança, deixando de defender um grupo social vítima de preconceitos, no caso os homossexuais que são chamados de "viadinhos" e, como sabemos, são esta e outras muitas palavras que são pronunciadas carregadas de um tom de desprezo, sarcasmo, malícia e muitas vezes até mesmo de perversidade!  Defender todos os grupos e, deixar um de fora, para mim seria perturbador!



7 Comentários:

Anônimo disse...

só a foto inicial do seu post já colaborou pra que eu economizasse o meu tempo em não ler o post... Jair Bolsonaro + uma vez é vítima de calúnia. Você, como professor, devia ser o exemplo de interpretação de texto, mas não é. Se fosse, saberia o que aconteceu realmente no CQC, no episódio da Preta Gil. Quanto ao kit-gay, veja as letras de incentivo ao crime nos funks cariocas e veja se essa exaltação não seduz as crianças.... desculpe se vc não é behaviorista, mas crianças são crianças e precisam ser tratadas como crianças... 99% das pessoas não são homofóbicas, mesmo que a grande maioria discorde das práticas homoafetivas e elas não precisaram de nenhuma cartilha ou kit anti-homofobia. Você é homofóbico? Precisou de cartilha?

Preso por fora disse...

Caro anônimo, fala como se eu defende-se o Kit-gay, por meu caro, antes de me acusar do que eu não fez, deixe de ser preconceituoso e de me rotular, e leia. Após ler, de ver minha propostas, de ver o porque de eu NÃO CONCORDAR COM O KIT-GAY, aí sim, pode falar alguma coisa.

A velha mania de brasileiro de dar opiniões, sendo que só leem a capa do Jornal e sua charge e não o conteúdo! Incrível não?

Mas sobre o cqc? Não seja ingênuo, ele se declarou claramente contra gays e negros... Preta Gil perguntou sem cortes se ele deixaria namorar com uma negra, ela tem toda sua família na Bahia: acorda! O cara ofendeu a Bahia inteira!

Anônimo disse...

Achei interessante frisar a necessidade de outras campanhas contra pre conceito.
Sobre o Jair no cqc, não gosto muito da atuação dele, mas ficou bem claro que esse video foi um mal entendido. Se observarmo bem a resposta, Bolsonário não respondeu sobre a pergunta que a Preta Gil fez.

Preso por fora disse...

Anônimo último, referente ao Jair no CQC, a produção comprovou que não havia cortes... vi com meus próprios olhos!

Cleide Feitoza disse...

Olá Lucas o tempo é pouco mas não resisti meu amigo, protestar contra preconceitos é o que mais faço e acredito que você também e outros como nós, mas promover o contexto como era a intenção do Kit, isto é o que eu não concordo, somos sim formadores de opinião aceite ou não. E não tem muito a ver o modo como colocou a questão do negro, quem dera tivessemos abraçado a questão deles como foi abraçado esse kit, os milhões gastos certamente poderiam ser melhor utilizados , ser preconceituoso, realmente é muito feio, mas como disse anteriormente já estou farta destas comparações. Ocultando intenções por trás da ação, as crianças tem muitas necessidades para serem atendidas, dificuldades de aprendizagem, problemas familiares, abandono, abuso, agressão física, verbal, sim, então vamos lutar contra agressões contra todos, mas não vi ninguém gastando tanto tempo e dinheiro público em nenhuma das outras causas. Ou algo me passou despercebido?

Wanderson Barreto disse...

Muito boa sua colocação, caro "Preso por fora"! rsrs
Sou psicólogo e já trabalhei com o público LGBTT. Embora focasse intervenções nas habilidades sociais desta população, sempre instiguei a reflexão sobre todos os preconceitos e discriminações em nossa sociedade. Concordo com Kit Anti-homofobia e concordo muito mais com um Kit Anti-Preconceito. Fico feliz em saber que, como educador, vc preocupa-se em produzir conhecimento e reflexão em seus alunos, pois fico preocupado com o modelo atual de ensino que "apenas" prepara para a vida acadêmica e profissional. Parabéns mais uma vez.
Se puder, acesse meu blog http://wbarretopsi.blogspot.com.br/
Grande abraço!

Preso por fora disse...

Sou estudante de psicologia, muito grato pelas suas observações!

Lucas Gonzaga

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores


Mais Jogos no Jogos Online Grátis - Jogos de Meninos