Pesquisar este blog

7 de dez de 2011

2º Passo da série "Alguns passos para chegar ao Paraíso"

 

"[...]o arrependimento trabalhará sempre para corrigir desigualdades e injustiças sociais, morais, éticas, financeiras e religiosas. Contribuirá para alterar visões de mundo que causavam a exclusão. Servirá de instrumento de ressocialização, possibilitando a criação de um comunidade inclusiva sem qualquer paralelo na história anterior ou posterior da humanidade." Paulo Brabo





                                                               
                                                           Arrependimento
      
     2º _ Arrependa-se! Reconheça que é um trapo, que todos estão em uma mesma condição. Saiba que todos são igualmente oprimidos. Os ricos não vivem com tanto e os pobres não vivem com pouco: sobrevivem, subsistem! Tenha cosnciência de que as capacidades que têm não são apenas para ti e teu grado: deve servir aos outros. Mesmo sabendo que todos se encontram em igual posição e em uma mesma natureza, trate os hipócritas e serpentes com uma severidade amorosa, com um amor furioso, com uma Pedagogia do Amor, uma espécie de disciplina, pois apontar-lhe suas malandragens maldosas com rispidez é colocar um espelho para que os mesmos enxerguem quem são e que não tem vantagens sobre ninguém... Já com os pobres de conhecimento, de espírito, com os pecadores, com os que passam necessidades materiais e de afeto, com os que passam humilhação, e até com pessoas da pior estirpe, mas que sabem quem são, assassinos, prostitutas, gente sem perspectiva, sim, trate-os como quem tem o que aprender- creia e saiba que realmente tem o que aprender-, como se fossem professores da vida, e aprendendo, ensine-os, pois o mesmo não sabem que tem algo a ensinar, são desacreditados de si mesmo. Trate-os como superiores.

    

Não, o assunto não foi desviado, estamos mesmo falando de arrependimento. Arrepender-se não é chorar como um louco, um desvairado, contudo a palavra significa "expansão de consciência”, portanto disse um tal Paulo de Tarso, significa “renovação da mente”. Claro, entendo, pode e muitas as vezes acontece deste crescimento de consciência nos emocionar, porém isto é conseqüência e não o ato em si, não necessariamente é certo que irá acontecer o choro ou emoção nem é prova de que realmente alguém se arrependeu. No mínimo  esta tomada de consciência, ou seja, o arrependimento leva-nos a uma doce inquietude e, se praticada, pode nos levar a praticar coisas maravilhosas, extraordinárias. Experimente o novo, o que não está na ordem desta natureza, o que não foi marcado em nossa agenda: amor em detrimento do ódio, dar a face volitivamente em detrimento da violência, procurar justiça em detrimento da “vista grossa” da omissão. Está sendo usado “em detrimento” no lugar de “ao invés”, pois não é uma simples troca de comportamento, é uma revolução, é um ataque, uma resistência ao mal. Algo, que imbuído de consciência se pratica e há efeito, não somente um ato vazio, pois quem faz sem consciência, não faz de fato, quem faz sem amor, engana-se pensando que  está sendo virtuoso e mudando de alguma forma a ordem das coisas. Quem o faz sem amor- diga-se de passagem que não é uma emoção- nada muda e pior, apenas ajuda a manter a ordem vigente.

        Se arrepender-se é expandir a consciência e se expandir a consciência é ter conhecimento em movimento dentro de nós e emulando de que, existe alguém além, de que há alternativas além de nossos impulsos naturais e, tendo em vista que as alternativas podem vir a tornar-se impulsos naturais, logo arrepender-se é fundamental para um existir de todos. Mente que expande transborda, e transborda como o transbordar de uma taça que faz cair o teu vinho em taças menores e assim por diante.                                   

Lucas Gonzaga

2 Comentários:

Anônimo disse...

Não conhecia esse trecho do PB. Muito bom!

Preso por fora disse...

Seu anônimo. como vai? rsrs

Aqui está o texto original: http://www.baciadasalmas.com/2010/arrepender-se-e-mudar-o-mundo/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores


Mais Jogos no Jogos Online Grátis - Jogos de Meninos