Pesquisar este blog

21 de out de 2011

A morte de Kadafi

Muammar al-Gaddafi

 A TV Al Jazeera transmitiu ontem, dia 20, um vídeo mostrando de maneira clara imagens do corpo de Kadafi, que foi deposto, sendo arrastado por rebeldes nas ruas. O vídeo encontra-se abaixo deste texto. A gravação mostra o corpo de Kadafi, sem camisa, com o rosto ensanguentado, dando a perceber, talvez uma perfuração provocada por um tiro, na lateral da cabeça.
 
Confesso que uma amargura, uma angústia me pegou pelas costas  quando vi as imagens de Kadafi sendo morto, espancado. Não sei se isso é bom, espero que este sentimento de tristeza seja algo de positivo. Sei que ele já fez o que recebeu com muitas pessoas inocentes e não inocentes. Mas não desejo isso para ninguém. 

Como pode alguém que um dia foi um delicado bebê, representante da esperança da humanidade como qualquer criança é, tornar-se um monstro? Um ditador assassino, sanguinário, como Fidel Castro, Mao Tse-Tung, W. Bush... Não, medo com veemência a predestinação, o "escrito nas estrelas", o destino. Podemos até admitir sim, que a liberdade do ser humano não é plena, que fatores exteriores, que a ambiência influencia-nos. Admito também que o temperamento e todos os outros elementos herdados concernentes a genética nos influenciam. No entanto não posso afirmar também que a liberdade é totalmente suprimida. 



Alguns incautos com boas e más intenções virão dizer-me que foi por influência da religião dele? Sim, sempre me chega um que comete tal boçalidade. Ecoa a frase neste blog de que a bondade é inerente a pessoa humana, não é algo que depende da religião que a pessoa esteja inserida. Gostaria de entender o como de um ser humano tornar-se um ser tão atroz, tão perverso, maligno, cruel.  Será que nunca se deparou com a consciência? Nunca teria se colocado no lugar de alguém e assim, percebeu-se em momento compaixão ao sentir a dor do outro? Será que eles mentem a si mesmo que "É tudo pela missão." e ainda conseguem se convencer de suas próprias mentiras? Até mesmo porque, na maioria das vezes, esses perversos personagens da história sempre dizem que cometem barbaridades em favor de uma causa nobre.

Quem foi Muammar al-gaddafi? Foi militar e político, chefe de estado da Líbia que até pouco tempo recebeu declaração de apoio do líder cubano socialista Fidel Castro. Governou a ferro e fogo por 42 anos a Líbia.

Não aplaudo a luta armada Marighela, do MR8, da VPR aqui no Brasil, menos ainda a Ditadura militar-empresarial. De igual modo também me oponho à luta armada dos que dizem que querem libertar o povo das garras de um ditador e mais ainda ao ditador, neste caso, Kadafi.

Olho por olho e o mundo ficará cego. _ Gandhi

Lucas Gonzaga

 Na gravação é possível ver o corpo do ex-líder e o rosto ensanguentado com um tiro na lateral da cabeça

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores


Mais Jogos no Jogos Online Grátis - Jogos de Meninos