Pesquisar este blog

28 de out de 2011

Maconheiros, não! Usuários! _ Caso USP


Estudantes entram em confronto com a polícia


Por Profª. Adriana Tavira


         A confusão no estacionamento dos cursos de geografia, história e filosofia da USP, ontem, após o flagra feito pela Polícia Militar, traz à tona um grave problema social nos campus universitários brasileiros. Três alunos portando maconha iam ser levados para delegacia, quando outros estudantes se reuniram para protestar. Enquanto uns pediam calma, outros discutiam com os policiais. A confusão estava formada!
         
        É bem verdade que a circulação de drogas nos campus universitários brasileiros se tornou tão rotineira quanto a de livros. As drogas já fazem parte do material escolar de muitos alunos.
           
          Porém a questão que se coloca é a seguinte: quem é esse corpo discente que habita as “tribos universitárias”? Se olharmos bem de perto, chegaremos à conclusão que a maior parte desse corpo pertence à elite. E no meio da elite não há maconheiros, pois isso é coisa da “gentinha da favela”. O que se tem são usuários. Os filhos da elite são usuários!
          
         É tempo de pensar na gravidade do problema. Salas de leitura têm virado verdadeiras “bocas de fumo”, onde até quem não curte, é “obrigado a fumar”, pois acaba inalando aquela “maresia” se quiser realmente estudar! Discussões homéricas sobre a liberação da droga têm roubado a freqüência de muitos nas salas de aula. Muitos saem de meia em meia hora da aula para “relaxarem”. O que está acontecendo com os nossos jovens? O que têm buscado? Será que de fato sabem o que procuram?
         
        Quando penso nessa situação me vem à mente “Posso fazer tudo o que quero. Sim, mas nem tudo me convém. Posso fazer tudo o que quero, mas não deixarei que nada me escravize. (1 Cor 6,12)

6 Comentários:

Pedro disse...

quanta bobagem junta ! é o mesmo que dizer que porque seus amigos estão bebendo álcool, vc não tem escolha além de fazer o mesmo. ou se seus pais fumam, você invariávelmente vai apreciar tabaco tb.

a autora do texto ainda afirma que estudantes da USP são de classe média alta, ou da elite, o que é uma generalização perigosa por si só... mas piora, piora muito: dá a entender que justamente por isso eles não devem ter sua condição de usuário levada a sério.

e o texto ainda termina citando a bíblia... numa passagem risível visto que o texto tem sido usado para escravizar e podar a liberdade de milhões ao longo do curso da história.

Preso por fora disse...

Minha resposta é refente a todas as sandíces que Pedro Camargo depositou no fazebook:

- Pedro, se eu te informar que autoria usa de ironias no texto, você provavelmente lerá com outros olhos....

O texto bíblico usado, que poderia ser qualquer outro, de Decartes, Machado de Assis, Epicuro, mas que achou oportuno colocar esse, enfim, o texto escraviza. Risível foi sua frase. O texto diz que você pode fazer tudo, será que não sabe ler?

Sim, a autora do texto diz que a maiora dos estudantes não são pobre. Isso não é generalização, são dados reais. Se estuda lá, deveria saber.

Mano, se quiser eu e a Adriana Tavira, alfabetizamos e fazemos trabalho de letramento e interpretação. Ajudará a ler melhor, aí talvez ao se deparar com textos técnicos da faculdade, você saia melhor.

Pelo seu desdém, provavelmente é um segregacionista que pensa assim, que favelado é maconheiro e elitizado é usuário...

Me mandou estudar? O desespero de minha parte para com as crianças é tanto que me torno até compulsivo antes trabalhar com elas....

É do tipo de cara como o Pedro Camargo que o texto se põe contra. O pobre que fuma maconha é maconheiro e o elitizado é usuário? Esse tipo de segregação me dá nos nervos... Cara, a sua comunidade não é essa, é a do Bolsonaro, que odeia pobres.

Raoni disse...

Boa, presoporfora!

Mauro Kosta disse...

Citando a Biblia, coríntians então, vc não vai muito longe.. vale a pena expressar opiniões de botequim sobre algo tão tão tão?

Preso por fora disse...

kkkkkkk... Talvez quem ler aqui não entenderá. Mas é o que cara começou no facebook, apagou tudo lá e resolveu postar só um pocuo aqui,rs..

Preso por fora disse...

Mauro, tem problemas com bíblias ou com a maioria dos boçais, moralistas, hipócritas e mesquinhos (Não é o caso de nenhum dnós) que costumam carregá-las?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores


Mais Jogos no Jogos Online Grátis - Jogos de Meninos