Pesquisar este blog

11 de jun de 2011

Proposta de projeto

Não queremos mais nossas crianças assim.


Segundo a Professora Sônia Medeiros, Diretora da Escola Municipal José Carlos:

"Trabalhar com projetos significa partir de questões ou situações reais e concretas, contextualizadas que interessam de fato os alunos. Compreender a situação-problema é o objetivo do projeto. As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão são discutidos e planejados entre o professor e os alunos. Todos têm tarefas e responsabilidades"

Este é um trecho de um texto da Professora Sônia Medeiros, dado em aula em uma turma de Formação de Professores. Devido o assunto da semana, "Revolta dos Bombeiros", que muito me empolgou e logo me lembrou da "Revolta da Chibata" , fiz o projeto junto com uma colega de turma da seguinte forma:

=======================================================


Projeto: Nenhum passo daremos atrás ( Trecho do Hino dos Bombeiros)

Turma:             

Professor: Lucas Gonzaga

Objetivos:

  • Identificar o motivo da "Revolta dos Bombeiros" e da "Revolta da Chibata".
  • Instigar nos alunos a procura de solução para os casos.
  • Mostrar que devemos reivindicar os nossos direitos.
  • Mostras a necessidade do companheirismo no processo.
Conteúdos:

  • História: A revolta da Chibata
  • Geografia: Geografia das duas histórias, isto é, ambas no centro da do Rio de Janeiro.
  • Geografia: Cartografia (Marinheiros da Chibata e o uso de Navios)
  • Ciências: Saúde dos revoltosos, como o problema de má alimentação dos Marujos da chibata, e da petição dos Salva-Vidas por custeamento do governo de Filtro Solar e óculos para proteção do sol.
  • Cidadania: Direitos e Deveres
  • Matemática: Sistema monetário brasileiro relacionado ao salário atual (1ºsemestre-2011) dos bombeiros, alimentação, moradia, meios de transportes, etc.
  • Produção de texto: Referente ao tema.
Tempo de Duração:

  • De 1 a 3 semanas -Sugestão da Professora-.

Recursos e Estratégias:
  • CD's
  • DVD
  • Data Show
  • Trechos do livro "A revolta da Chibata" de Edmar Morel (Click e leia sobre o autor)
  • Recortes de Jornal da "Revolta dos Bombeiros".
  • Bombeiro que participou
Atividades:

  • Conversa sobre o tema.
  • Slides com fotos da "Revolta dos Bombeiros" e "Revolta da chibata".
  • Vídeos reais da "Revolta dos Bombeiros".
  • Vídeo que relate a "Revolta da chibata".
  • Vídeo da transformação da cidade do Rio de Janeiro.
  • 3 redações: 1ª: sobre a "Revolta da chibata"; 2º: sobre a "Revolta dos Bombeiros", 3º: Sobre algo que os revolte e queiram reclamar.
  • Músicas: "Saltinbancos" de Chico Buarque e"O Mestre-sala dos Mares"  de João Bosco e Aldir Blanc.
  • Identificar e discutir os problemas da Escola, como resolver e com que reivindicar.
  • Identificar características comuns entre as duas histórias.  

Culminância:
  • Mural relatando as duas histórias.
  • Maquete do centro do Rio de Janeiro na 1ª década do séc. XX e na 1ª década do séc. XXI.
  • Teatro da "Revolta da chibata" e da "Revolta dos Bombeiros".
Avaliação:
  • Observar a cada atividade as dúvidas levantadas e observar a opinião dos alunos de temas propostos no questionário.
=======================================================

Apenas uma proposta, caros amigos educadores. Usem o que convir, eliminem o que acharam incoveniente ou fora da realidade de seus alunos e acrescentem. Sairá um projeto mais belo que o outro, com um risco de tremer pernas para nossos governantes: Conhecimento e sabedoria para nossos alunos!

"Acho que a tirinha do Charlie Brown me comoveu pela coincidência com este sofrimento imenso que se chama exames vestibulares. Fico pensando no enorme desperdício de tempo, energias e vida. Como disse o Charlie Brown, os que tirarem boas notas entrarão na universidade. Nada mais. Dentro de pouco tempo quase tudo aquilo que lhes foi aparentemente ensinado terá sido esquecido. Não por burrice. Mas por inteligência. O corpo não suporta carregar o peso de um conhecimento morto que ele não consegue integrar com a vida." 

Rubem Alves
=============================================================
Você poderá gostar também de:

Analfabetismo e votos

Prioridades do mundo (?)

Pequenas lutas podem tornar-se em grandes bens!

=============================================================

 Lucas Gonzaga

3 Comentários:

ARNON DUARTE disse...

SHOWWWWWWWWWWWWWWW!!!!!!!!!!
PENA Q FALTA MUITO ÀS AULAS!!
É CLARO QUE TEM MUITA GENTE Q ESTÁ LÁ DENTRO E NÃO TEM A INICIATIVA QUE VC TEM DE PELO MENOS TENTAR!!!

Preso por fora disse...

Vindo de Você e da Sônia me sinto muito feliz... pena mesmo que desperdicei o curso... estamos na reta final e estou indo todos os dias, rs...

Anônimo disse...

Muito Bacana Lucas.

Fiz um comentário dess comparação feita por você em sala de aula, com amigos militares e eles também deram razão. adoraram.

Parabens!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores


Mais Jogos no Jogos Online Grátis - Jogos de Meninos